quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Exercicios resolvidos: Refração da Luz

Exercicios resolvidos sobre refração da luz

1 - Um curioso aponta sua lanterna acesa para um aquário contendo água e peixes. A figura apresenta o sentido do feixe inicial da lanterna em direção à superfície que separa os dois meios (ar e água). Além disso, ela apresenta um conjunto de opções para o sentido da propagação do feixe de luz dentro do aquário contendo água. Qual o segmento de reta orientado (1, 2, 3, 4 ou 5) que melhor representa o sentido do feixe de luz dentro do aquário?
Resposta:

a) 2
b) 1
c) 5
d) 4

2 - Um peixe observado obliquamente, no interior da água de uma barragem, parece estar mais próximo da superfície do que realmente está. Esse fato deve ser atribuído ao fenômeno de:
Resposta:
a) Interferência
b) Polarização
c) Difração
d) Reflexão
e) Refração

3 - Para determinar o índice de refração de um líquido,faz-se com que um feixe de luz monocromática proveniente do ar forme um ângulo de 60° em relação à normal, no ponto de incidência. Para que isso aconteça, o ângulo de refração observado é de 30°. Sendo o índice de refração do ar igual a 1,0, então o índice de refração líquido será:
Dados: sen 30o = 0,5; sen 60o = 0,87

Resposta:
a) 1,16
b) 0,87
c) 1,0
d) 0,5
e) 1,73

4 - Quando a luz se propaga no vácuo (n = 1) para um líquido,o ângulo de incidência vale 45º e o da refração 30o. Determine a velocidade com que a luz se propaga no líquido, em múltiplo de 10 elevado a 8 cm.
Dados: velocidade da luz 3,0

Sugestão: Calcule o índice de refração absoluto do líquido e em seguida use a relação c = velocidade da luz no vácuo e v =velocidade da luz no líquido.

Resposta:
a) 4,0
b) 2,1
c) 3,0
d) 6,0
e) 0,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário